Poupança É Um Bom Investimento?

Quando eu era criança, as coisas não eram tão fáceis em termos de investimentos. Abrir conta em uma Corretora de Valores era algo bem pouco trivial e absolutamente pouco difundido.

Vivíamos uma época em que as operações de Bolsa de Valores eram feitas no balcão das Bolsas de Valores (quem nunca viu um vídeo ou uma foto em que um monte de pessoas, no caso corretores, estão amontoados gritando para fechar compras ou vendas de ações?).

E ainda tinha a questão da custódia. Você tinha que guardar os “papéis” em casa ou em um cofre de banco, pois não havia a custódia nos moldes de hoje, em que os “papéis” não transitam e sim, todas as operações são feitas e custodiadas eletronicamente.

Fundos de Investimento? Esquece. Eram difíceis e o acesso à Pessoa Física era simplesmente deixado de lado.

Além disso, a Educação Financeira não era tão difundida assim e todos os esforços de economizar e não deixar o dinheiro “parado” eram canalizados para a Caderneta de Poupança.

Hoje temos uma infinidade de opções, e todas com razoável facilidade de acesso. E isto também nos confunde, mas isto fica para uma próxima conversa…

Hoje vamos falar um pouco da famosa Caderneta de Poupança. Será que ela pode ser considerada uma forma de investimento válida?

menino_com_porquinho_1

Bom, pra início de conversa, o rendimento da Caderneta de Poupança não é tão fácil de ser calculado, pelo menos para uma pessoa que não conheça o básico de um cálculo percentual. Já foi mais fácil, mas hoje não é.

O rendimento da poupança tem dois componentes: um que é divulgado pelo governo diariamente, chamado Taxa Referencial (TR) e outro, que é dependente da Taxa Selic. Complicado, né? Pois é, deveria ser fácil por ser a aplicação mais popular do Brasil, mas não é …

Chegando finalmente ao nosso ponto principal deste texto, vamos a uma análise sobre a validade ou não de se investir na poupança.

Analisando rentabilidade, não existe possibilidade de enxergar a poupança como um bom investimento, mesmo para uma pessoa que não tenha uma conta em uma Corretora, pois mesmo nos grandes bancos existem melhores possibilidades para quem quer ver seu rico dinheirinho se multiplicando.

Mas, por outro lado, para quem tem filhos pequenos, abrir uma Conta Poupança para os pimpolhos (principalmente para que eles mesmos possam depositar o que sobrar de sua mesada ou semanada) pode ser uma boa ideia.

mulher_com_duvida_1

O que estou querendo dizer com isto? Que uma Caderneta de Poupança que acumule o que seu filho(a) conseguir economizar pode mostrar a ele como vale a pena guardar dinheiro para o futuro, pois ele vai ver o dinheiro crescendo, mesmo que pouco, todos os meses e esta é uma boa forma de ensinar seu filho o valor do dinheiro no tempo.

Enfim, a Caderneta de Poupança para adultos e para formar a Poupança que os pais fazem para os filhos não vale a pena, mas para educar e conversar com seu filho sobre a importância de poupar tem seu valor.

Um abraço e até a próxima.