O Que São Fundos Multimercados

Oi pessoal, hoje vamos abordar um tipo muito especial de Fundos de Investimentos: Os maravilhosos Fundos Multimercados.

Os Fundos Multimercados são instrumentos especiais de investimentos, valiosíssimos para a pessoa física em sua busca saudável por diversificação.

Um Multimercado pode investir em tudo: Bolsa, Juros, Renda Fixa, Moedas, Commodities, etc.

Isto quer dizer que você, que é conservador, mas gostaria de aumentar um pouco o seu retorno, adicionando riscos moderados à sua carteira de investimentos, tem nos Multimercados a porta de entrada para aumentar o gosto por risco em troca de retorno.

Explicando um pouco melhor


Bom, vamos lá. Os Fundos Multimercados representam o que há de melhor em termos de possibilidade de diversificação em um único instrumento financeiro.

Como em todos os Fundos de Investimentos, temos um Gestor e um Administrador, e o que gerencia a busca por rentabilidade é o Gestor, logo é importantíssimo procurar por bons gestores na hora de escolher seu Multimercado.

Logo, assim como em outros Fundos de Investimentos, não basta acessar a plataforma de seu banco (aonde dificilmente você encontrará boas opções) ou de sua corretora, escolher um Multimercado qualquer e comprá-lo. Procure antes saber quem é o Gestor deste Fundos (normalmente o nome do Gestor aparece no nome do Fundo) e pesquise a qualidade e o histórico dele.

Posso investir todo o meu dinheiro neste tipo de Fundo?


Melhor não. Separe uma parte de seu dinheiro disponível para investimentos para alocar neste tipo de fundo. Mas não todo.

Aí você vai perguntar: Ué, e por que não?

Bom, este é um Fundo que tem uma estratégia de longo prazo e tem uma volatilidade implícita, o que significa que em alguns meses ele vai subir e em outros vai cair.

E por ele ter estratégia de longo prazo você não pode, de forma alguma colocar nele o dinheiro que você pode precisar a qualquer momento. Este é aquele dinheiro que eu chamo de reserva de emergência e que deve, necessariamente, estar em Fundo DI barato ou em LFT (Tesouro Selic).

E, o que é considerada Estratégia de Longo Prazo?


Esta é uma questão importante. Investimento, por definição, é de longo prazo. De acordo com Warren Buffett (sou muito fã deste gênio dos investimentos), o ideal é você comprar uma empresa e ficar com ela por toda a vida.

Claro que isto é uma metáfora e você não vai continuar “casado” com uma estratégia claramente perdedora. O que ele quer dizer é que você deve ter bastante confiança na sua estratégia, a ponto de aguentar perdas pontuais, sem vender esta sua estratégia logo na primeira dificuldade.

No caso dos Multimercados, os gestores indicam que um período mínimo é de 2 (dois) anos, pois suas estratégias procuram assimetrias que possam gerar resultados acima do CDI no longo prazo.

É fácil investir em um Multimercado?


Sim. Investir em um Multimercado é muito fácil.

Qualquer grande banco e quase todas as corretoras têm multimercados disponíveis em suas plataformas, mas isso não quer dizer que qualquer um serve.

Como comentamos acima neste texto, é importantíssimo que o Gestor seja bom. E bons Gestores não estão disponíveis tão facilmente.

Alguns simplesmente estão com seus Fundos fechados (como o famoso Verde do Stuhlberger, outro gênio. Talvez o melhor de todos os tempos no Brasil), e outros cobram valores mínimos altos de entrada para que o investidor possa ingressar no Fundo.

Além disto, exigem algo em torno de 30 (trinta) a 45 (quarenta e cinco) dias entre o pedido de resgate e a disponibilização do dinheiro em sua conta. E isto, por mais incrível que pareça é bom (não esqueça que este não pode ser o seu dinheiro do dia-a-dia).

Eu explico: como a estratégia destes Gestores é de longo prazo, eles precisam de um tempo para não serem obrigados a liquidar suas posições de uma hora para a outra. Isto prejudicaria todos os outros investidores.

Não se engane: como estes excelentes gestores têm estratégias ativas de investimentos e de alocação de recursos, eles não têm interesse em investidores que saiam correndo no primeiro solavanco.

Ué, você acha bom ou não os Fundos Multimercados?


Pode parecer até que eu quero te fazer desistir de investir em um Multimercado, não é?

Veja bem. Investir tem que ser um ato absolutamente consciente. Não dá para indicar um tipo de investimento sem abordar todos os pontos relevantes.

Se temos dificuldades em montar posições, você deve saber. Se o instrumento é mais barato em uma corretora do que em um banco, você deve ser alertado. Se você não vai poder contar rapidamente com o dinheiro investido em caso de necessidade, você merece saber.

Às vezes, investir dá trabalho. Mas um bom investimento, com um retorno adequado, recompensa o trabalho adicional.

E a taxa de Administração?


No caso destes Fundos, a taxa de administração não é barata mesmo. E normalmente ainda tem a taxa de performance, que é cobrada sobre o adicional de rendimento sobre o CDI.

Mas, ao contrário dos Fundos DI, não devemos escolher estes Fundos por taxa de administração. Estes fundos têm gestão ativa e procuram sempre te oferecer retornos acima do CDI, logo é normal que cobrem taxas de administração e performance.

Para a parte da taxa de performance, quanto maior o retorno, mais os gestores ganham, mas em compensação, nós também ganhamos mais. E isto é ótimo. Ter trabalhando para nós, alguém que quer nos oferecer mais retorno, com uma meta bem definida de volatilidade. Bingo!!!

Resumindo


Fundos Multimercados são excelentes instrumentos de diversificação para nós, investidores pessoa física.

Não são ideais para o dinheiro que podemos precisar a qualquer momento e nem para o dinheiro do dia-a-dia, pois têm estratégias de longo prazo, têm prazos grandes para o saque do dinheiro investido (entre 30 a 45 dias) e têm volatilidade implícita (isto quer dizer que podem e vão cair em determinados meses e subir em outros).

Ou seja, invista nestes Fundos somente o dinheiro que você topa colocar no risco para tentar um retorno maior.

E, um ponto importantíssimo: Não escolha por resultados recentes passados e sim pelo histórico e referências do Gestor do Fundo.

Bons investimentos e até a próxima.

Dúvidas, críticas, elogios ou sugestões? Escreva para nós no e-mail contato@investimentusbrasil.com.br. E não deixe de se cadastrar abaixo, pois temos conteúdos exclusivos e gratuitos para você.

CONTEÚDO EXCLUSIVO !

Insira o seu e-mail abaixo para receber GRATUITAMENTE os nossos conteúdos EXCLUSIVOS de recomendações e análises de investimentos.>