LCI e LCA: O Que Significam?

Neste artigo, vamos decifrar brevemente mais duas sopas de letrinhas, mas que pelo menos são razoavelmente intuitivas: LCI e LCA.

A primeira significa Letra de Crédito Imobiliário e a segunda Letra de Crédito do Agronegócio.

São investimentos em renda fixa, com a vantagem de serem isentos de Imposto de Renda. Além disto, costumam garantir retornos superiores ao da Caderneta de Poupança (também, isto é bem fácil, né?). Não considero, por questões pessoais, a Caderneta de Poupança um investimento, apesar de entender o caráter educativo que ela tem em nosso início como investidores.

Características da LCI e da LCA


A LCI e a LCA são títulos de Renda Fixa, emitidos por um banco e lastreados por empréstimos imobiliários (LCI) ou por empréstimos ao agronegócio (LCA). Como nos títulos do Governo (Tesouro Direto), eles podem ter rentabilidade pré ou pós-fixada

Nas pós-fixadas, você receberá um percentual do CDI negociado com a instituição que emite o título. Normalmente, quanto maior o prazo e o valor da aplicação, maior o percentual do CDI pago aos investidores.

Nas prefixadas, o investidor fica sabendo no momento da aplicação qual será sua rentabilidade. Não depende do CDI, como no caso anterior.

Vantagens


Das três principais vantagens de se investir neste tipo de instrumento financeiro, já adiantamos duas: a rentabilidade acima da poupança e a isenção do Imposto de Renda.

Mas existe uma terceira: Tanto a LCI quanto a LCA são garantidas pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito). Este Fundo garante até R$ 250 mil por aplicação, por investidor e por instituição financeira.

Claro que se o FGC quebrar, você também perde o seu dinheiro, mas esta é uma possibilidade remota.

Desvantagens


A liquidez é a principal desvantagem destes títulos. Eles só podem ser resgatados no vencimento, logo você não poderá contar com o dinheiro antes deste vencimento.

Isto quer dizer que não dá para contar com este dinheiro para emergências, logo não comece a investir nelas sem antes separar este dinheiro em uma aplicação de rendimento e liquidez diárias.

Mas existe outra, que é a acessibilidade quando comparadas com o Tesouro Direto: neste último você consegue investir a partir de R$ 30,00 (trinta reais), enquanto que em LCIs e LCAs, esta exigência pode ser bem maior, até de milhares de reais.

Aonde Encontrá-las


Você consegue encontrá-las em bancos e corretoras. Só que, mais uma vez, vale mais a pena nas corretoras, porque você consegue encontrar maior variedade, já que elas distribuem LCIs e LCAs de outras instituições, financeiras, o que os bancos não fazem.

Dica


Antes de investir na LCI ou na LCA, compare a rentabilidade. Por exemplo, se ela pagar menos do que 77,5%% do CDI nas pós-fixadas, não aceite sob nenhuma hipótese. Estará pagando menos do que o Tesouro Selic para aplicações com mais de 180 dias (seis meses).

Mas, se você conseguir uma que pague 90% do CDI, aí vale a pena, pois pagará mais do que o Tesouro Selic, mesmo que o dinheiro fique lá por mais do que 720 dias (2 anos).

Este exemplo foi para o pós-fixado, mas vale também para o pré-fixado. Se a taxa for menor do que 77,5% do que a do Tesouro pré-fixado, esqueça. Se for maior, vale a pena pensar na possibilidade, nunca esquecendo a questão da liquidez.

Ou seja, compare a rentabilidade líquida de IR do Tesouro com a rentabilidade da LCI e da LCA, além do tempo em que o dinheiro ficará investido.

Resumo


A LCI e a LCA são boas alternativas, por exemplo, ao Fundo DI ou ao Tesouro Direto.

Têm mais risco do que o Tesouro Direto, por conta de seus emissores, mas em compensação, são isentas de Imposto de Renda.

Muito cuidado com a questão da liquidez: enquanto em um Fundo DI ou no Tesouro Direto você consegue que seu dinheiro fique disponível em no máximo 1 dia útil, nas LCIs e LCAs, o dinheiro só estará disponível no vencimento.

E nunca se esqueça de comparar rentabilidades. A rentabilidade destes instrumentos deve ser comparada com a rentabilidade líquida dos títulos do Tesouro Direto. Se for menor, esqueça.

Bons investimentos e até a próxima.

Dúvidas, críticas, elogios ou sugestões? Escreva para nós no e-mail contato@investimentusbrasil.com.br. E não deixe de se cadastrar abaixo, temos conteúdos exclusivos para você.

CONTEÚDO EXCLUSIVO !

Insira o seu e-mail abaixo para receber GRATUITAMENTE os nossos conteúdos EXCLUSIVOS de recomendações e análises de investimentos.>