Desvendando o Tesouro IPCA +

Vamos continuar hoje nossa série que desvenda os títulos do Tesouro Direto, falando sobre um título muito bacana. Na verdade, é o meu preferido. E vou explicar porque gosto tanto dele abaixo.

Estou falando do NTN-B, que é conhecido também como IPCA+. Aliás, eu prefiro este nome, pois dá um bom indicativo da principal característica dele, que é render o IPCA (índice de inflação) + uma taxa de juros pactuada no momento da aquisição do título.

Não é bem mais fácil IPCA+ do que NTN-B? Eu acho.

Este texto terá informações adicionais e algumas semelhantes aos outros textos do Tesouro Direto. Aproveite para relembrar as informações semelhantes.

Mas não deixe de ler os textos anteriores sobre o Tesouro Direto:

Eles também te ajudarão a entender o universo dos títulos públicos que o Governo Brasileiro disponibiliza para a pessoa física pelo programa do Tesouro Direto.

Assim como o Tesouro Pré-Fixado, o Tesouro IPCA+ também é conhecido por duas siglas: NTN-B Principal (que não paga rendimentos intermediários) e NTN-B (que paga rendimentos semestrais).

A principal característica deste tipo de título é que você tem duas fontes separadas de rendimento: a variação do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), que é um índice que mede a inflação e uma taxa pré-fixada, que é representado pelo “+” no apelido do título.

Isto significa que ele tem uma parte que é pós-fixada, que é o IPCA e uma pré-fixada, que é a taxa pactuada no momento da compra.

Para esta parcela do rendimento você sabe, no momento da compra, a taxa que vai receber no vencimento (ou no pagamento semestral), seja este vencimento em qualquer data que você escolher dentre as opções disponíveis, assim como no Tesouro Pré-Fixado.

Como esta é a parte que o aproxima do Pré-Fixado, também á a parte que te oferece risco, mas sobre isto vamos falar mais à frente.

A parte do IPCA é a parte que eu mais gosto, pois você garante que não terá ganhos inferiores à inflação, desde que carregue o título até o vencimento.

Por Que Este É o Título Que Eu Mais Gosto?


Porque ele te garante uma rentabilidade acima da inflação (desde que você fique com ele até o vencimento), logo o seu dinheiro sempre estará valendo mais do que quando você comprou.

Ter a certeza de que seu dinheiro renderá inflação mais 5,0%, 6,0% ao ano não é nada mau, não é mesmo? Principalmente em um ambiente de queda de juros, como o que estamos vivendo neste exato momento na economia brasileira.

Existe Possibilidade de Rentabilidade Negativa no IPCA+?


Sim, é possível perder dinheiro neste tipo de título.

Aí você passa a se perguntar: mas este título não garante uma rentabilidade acordada no momento da sua compra? E também não garante um rendimento acima da inflação?

Você está correto. Mas, assim como no pré-fixado, isto é verdade se e somente se você resgatar o título no seu vencimento. Se resgatar antes, a sua rentabilidade pode ser maior, igual ou menor do que a contratada, podendo até ser negativa. Por isto ele é um título com risco embutido.

É certo que a rentabilidade da parte do IPCA está garantida, mas ela pode não ser suficiente para cobrir as possíveis perdas com resgates antecipados.

Isto faz com que este título não seja indicado para suas reservas de emergência (aquele dinheiro que você deve deixar separado e que pode precisar a qualquer momento) em qualquer cenário da economia.

Como se Calcula a Rentabilidade?


Este ponto é um pouco mais complicado, pelo fato de ele ter duas componentes, mas é certo que no vencimento você vai receber exatamente o contratado pré-fixado mais a variação do IPCA.

Assim como nos outros títulos, para obter a Rentabilidade Líquida, é preciso descontar o Imposto de Renda (que depende do tempo que você ficou com o título), a taxa cobrada pelo Tesouro Direto (0,30% ao ano) e a taxa cobrada por sua Corretora.

Já alertei e alerto novamente (nunca é demais): atenção na taxa cobrada pelas Corretoras, pois as que pertencem aos bancos chegam a cobrar 0,50% ao ano, enquanto algumas não cobram nada. Entre estas Corretoras está a XP Investimentos, que é enorme e bastante segura.

Como Acompanhar Meus Títulos IPCA+?


No site do Tesouro Direto você encontra todas as informações sobre o seu título, incluindo preço de compra, preço atual, tempo decorrido da aplicação, Rendimento Bruto, Rendimento Líquido (descontando o Imposto de Renda), etc. Não deixe de acessá-lo.

Como Comprar o Tesouro IPCA+?


Você consegue comprar o NTN-B Principal ou a NTN-B direto no site do Tesouro Direto ou pela sua Corretora.

Lembrando novamente: Só é possível comprar títulos (qualquer um dos tipos) do programa do Tesouro Direto tendo uma conta em Corretora de Valores, seja ela do seu banco ou não.

Mas, não deixe de aproveitar esta oportunidade para começar a se acostumar com a Corretora, pois é o melhor veículo para você investir seu suado dinheirinho. É mais barata e tem produtos de investimento melhores do que os dos grandes bancos.

Imposto de Renda


Também neste título, o Imposto de Renda é calculado pelo próprio Tesouro e você recebe, no momento do resgate, o valor já líquido.

Com relação às alíquotas, são as seguintes, de acordo com o período de permanência com o título:

– até 180 dias, 22,50%;

– entre 180 e 360 dias, 20,00%;

– entre 360 e 720 dias, 17,50%;

– acima de 720 dias, 15,00%.

Bons investimentos e até a próxima.

 

Dúvidas, críticas, elogios ou sugestões? Escreva para nós no e-mail contato@investimentusbrasil.com.br. E não deixe de se cadastrar abaixo, pois temos conteúdos exclusivos e gratuitos para você.

CONTEÚDO EXCLUSIVO !

Insira o seu e-mail abaixo para receber GRATUITAMENTE os nossos conteúdos EXCLUSIVOS de recomendações e análises de investimentos.>