Como Começar a Investir?

Investir é um negócio muito chato!!!

Sempre escuto isto. E este é um dos motivos porque fundamos a Investimentus Brasil.

Acreditamos aqui na Investimentus que esta afirmação vem, em boa parte dos casos, por causa da falta da Educação Financeira em nosso currículo escolar.

Pensando nisto, decidimos que vamos em uma série de textos curtos, tentar dividir com nossos amigos leitores nossas dicas de como começar a investir.

Por Que É Difícil Começar A Gostar De Investir?


Basicamente porque as pessoas pensam que devemos curtir o hoje e porque ficar rico investindo não é para elas. Algumas dizem: Demora demais!!!

Pois é, uma coisa é certa: investir é um hábito. E todo hábito tem que ser cultivado. Não é de uma hora para a outra que mudamos nossos hábitos.

Por Que Devemos Mudar Nossos Hábitos?


Nosso grande inspirador aqui na Investimentus é o Warren Buffett (grande coisa, todo mundo admira o cara!), e ele um dia pronunciou a seguinte frase: “Não importa quão grande o talento ou o esforço, algumas coisas levam tempo”.

O cara é realmente sábio. Os bons hábitos levam tempo para que os incorporemos em nossas rotinas. Isso eu não sei porque. Mas é um fato.

Da mesma forma, investimentos podem levar tempo para darem o resultado que almejamos, mas com estudo, perseverança e resiliência chegamos lá.

Por Onde Começar?


Para quem nunca investiu na vida, sugiro começar por Fundos DI.

Aí certamente aparece alguém e pergunta: Por que não começar com a Poupança?

Sinceramente, eu nem considero a famosa Caderneta de Poupança investimento, apesar de ela satisfazer aos requisitos básicos de um veículo de investimento. Mas, não me dou o direito de indicar nada que perde para a inflação para nossos amigos leitores.

E por que o Fundo DI? Porque o fundo DI é um fundo de curto prazo, com rendimento diário, alta liquidez e presente em todos os bancos e em grande parte das corretoras de valores.

Além disto, sempre sugiro acumular pelo menos seis meses do valor de suas despesas mensais neste tipo de investimento, que não oferece risco, antes de que nossos investidores iniciantes se aventurem em algo que ofereça risco.

Isto porque, também como diz o mago de Omaha (é assim que o Buffett é conhecido): “A regra número 1 é nunca perder dinheiro. A regra número 2 é nunca esquecer da regra número 1”.

E então, vamos começar?

Bons investimentos e até a próxima.

 

Dúvidas, críticas, elogios ou sugestões? Escreva para nós no e-mail contato@investimentusbrasil.com.br. E não deixe de se cadastrar abaixo, temos conteúdos exclusivos para você.

CONTEÚDO EXCLUSIVO !

Insira o seu e-mail abaixo para receber GRATUITAMENTE os nossos conteúdos EXCLUSIVOS de recomendações e análises de investimentos.>